Secretaria Assistência Social





Campanha de doação de órgãos tem o apoio da Prefeitura

DA ASSESSORIA

Solenidade na manhã desta segunda-feira (28) marcou a campanha de conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. O evento aconteceu na Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e contou com a presença do prefeito Vinicius Camarinha, do vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho, do secretário de Assistência Social, Hélio Benetti, do vereador José Expedito Carolino (Capacete) e de representantes do complexo Famema/HC.

“Quero cumprimentar a Famema por mais essa ação que salva vidas, afinal, ontem, dia 27, foi o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos e sempre é importante buscar a conscientização de todos. A Prefeitura é parceria nesse movimento, é uma honra fazer parte desse ato humano e solidário. Todos os anos participo da campanha e desejo que todas as pessoas façam uma reflexão sobre o quão nobre é a doação de órgãos”, disse o prefeito Vinicius Camarinha.

A solenidade contou também com a apresentação do coral Anos Dourados, da Assistência Social.

“Sabemos que ainda por muito medo, a doação não acontece. Precisamos saber que uma vida pode salvar muitas outras. Por isso a união de vários segmentos, em mais uma edição da campanha de doação de órgãos, é fundamental. Doar é realmente um ato de amor”, destacou o secretário de Assistência Social, Hélio Benetti.

“A Câmara Municipal parabeniza a Famema e a Prefeitura pela união na realização da campanha. Sou doador e acho importante discutir esse tema junto à comunidade”, afirmou o vereador José Expedito Capacete.

Participantes da solenidade receberam um laço verde, que simboliza a campanha Setembro Verde de doação de órgãos e tecidos.

“Marília é uma OPO (Organização de Procura de Órgão), um serviço estadual e possui 131 cidades nesse serviço de captação. Muitas famílias estão desesperadas aguardando por um órgão e a mobilização da sociedade e a conscientização das famílias quanto à vontade da pessoa é fundamental para salvarmos vidas. As campanhas, felizmente, têm surtido efeito, em 2014 foram registrados 09 doadores de múltiplos órgãos e esse ano, até hoje, o número de doares subiu para 38”, afirmou o diretor do complexo Famema/HC, Paulo Roberto Texeira Micheloni.

A coordenadora Inter-hospitalar de Transplante da Famema/HC e da campanha, Roseane Cássia da Silva falou do trabalho realizado pela OPO de Marília. “O dia 27 simboliza a esperança para todas as pessoas que precisam e estão na fila por um órgão. Aqui na cidade fazemos a busca ativa, identificamos o potencial doador, fazemos a entrevista familiar, a captação do órgão, sua manutenção, até a entrega do corpo para a família. Quanto mais a população estar consciente da campanha, da realidade da morte encefálica, mais vidas serão salvas”, concluiu Roseane.

Mais informações sobre a Organização de Procura de Orgão do HC de Marília poderão ser obtidas através do telefone: 3402 1748.

Publicada: 27/Jan/16 09:27
Anteriores

26/Jan/16 17:19 Campanha Natal Solidário é lançada pelo Fundo Social




Endereço: Av. Santo Antonio, 721 – Centro – CEP. 17500-070
MARILIA/SP
Telefone: (14) 3401-2450